Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

"À medida que diminui o número dos detentores do capital, à medida que eles usurpam e monopolizam todas as vantagens deste período de evolução social, cresce a miséria, a opressão, a escravidão, a exploração, mas cresce também a resistência da classe operária, sempre crescente e cada vez mais disciplinada, unida e organizada pelo próprio mecanismo de produção capitalista. O monopólio do capital converte-se num entrave para o modo de produção que cresceu e prosperou com ele e sob os seus auspícios. A socialização do trabalho e a centralização de seus recursos materiais chegaram a um ponto em que este invólucro se partirá em estilhaços. A hora da propriedade capitalista soou. Os expropriadores serão por sua vez expropriados.''

Karl Marx. A Origem do Capital: A Acumulação Primitiva.

6 comentários:

Rafael Renhe disse...

Nao costumo postar ideias ou textos de outros autores, mas não contive ao ler esta parte brilhante do livro do Karl.


Saravá a todos.

Unknown disse...

"A religião é o ópio do povo"
(Karl Marx)

Bom teu blog camarada. Obrigado por indica-lo. Sempre estarei por aqui.

E a luta nunca termina.

Salve Marx.

BH - Bossa Nova. disse...

“Não é de se admirar que eu me sinta inclinada a tornar-me comunista (...) no dia em que foi anunciada a revolucao russa, todos os que amam a liberdade foram invadidos por uma grande esperanca...com minha tunica vermelha sempre dancei a revolucao e a luta armada dos oprimidos"

Isadora Duncan

Meu caro amigo poetinha, belissimo texto do Marx, estavamos ate ontem discutindo sobre isso, e me veio essa frase da Isadora agora lendo essa parte do livro do Marx.

Como disse o camarada acima, nao podemos desistir nunca!

Saravá Vinicius...

Rafael Renhe disse...

Fazendo entao uma ''homenagem'' as mulheres comunistas, eis uma frase da companheira Rosa Luxemburgo

"A revolução é magnifica... Tudo o mais é um disparate"

Saravá Luis...

Unknown disse...

Quanto tempo nao participo dos teus devaneios querido amigo poeta. Espero que voce esteja maravilhosamente bem, e que continue com essa poesia que gruda nossos olhos a esse monitor. Adorei essa parte do livro do Karl, ja o li e axo fundamental para o entendimento socio/policito da sociedade atual.

E como todos estao deixando frases, deixarei a minha aqui tambem...rss

''As bases concretas do fetichismo da mercadoria encontram-se na objetividade do trabalho abstrato na forma diretamente social da mercadoria."

Marx em o Capital.

Amo voce querido, saiba que nunca o esqueço. Beijos amigo poeta.

Unknown disse...

Poeta do meu (L). Nao entendo muito de politica, de sistema mas li e achei muito interessante. Ate quando nao é seu os textos, voce consegue passar uma msg atraves deles.

Amo voce poetinha de Moraes.

Bjinhosss